quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Mário Castro - Que Grande Grupo

Aos poucos os Iniciados do Eirense vão fazendo um grupo espantoso. Hoje já apareceram 18 jogadores e perspectivam-se mais. O grupo que começou a 20 de Agosto, os tais 7 de que eu falei, continua a fortalecer-se cada vez mais. Os que vão aparecendo, têm uma abertura muito mais fácil, pois o núcleo duro apoia-os e de que maneira. Na Psicologia de grupo, o difícil não é tentar nem a liderança nem a amizade entre os demais, mas sim objectivar e dimensionar as valências pessoais e sociológicas do indivíduo, contribuindo com a particularidade de cada um, para a finalidade de todos. Os líderes são-no por natureza. Impõem-se naturalmente. Não é  preciso( nem deve ser feito) escolhê-los. E esses, os líderes do grupo ,fizeram naturalmente questão de demonstrar que o são efectivamente. Haverá quem diga que há os "maus" líderes e os "bons" líderes. Pessoalmente não acredito em maniqueísmos desta natureza. Pois bem. Hoje foi o primeiro dia depois da derrota em Valongo. Fizemos um apanhado do que esteve bem, do que esteve mal, e uma conversa mais demorada com alguém que me tinha desiludido, a nível comportamental. Como estas coisas, ficam no balneário, foi lá que se resolveu o assunto. E de que maneira!!!! Se há coisas que me dão prazer é o elogio merecido. Mais a mais depois de uma reprimenda justa. Foi o que fiz depois de chegar a casa. Mandei uma sms ao meu atleta, e depois liguei-lhe a dizer que estava orgulhoso dele por actos praticados no treino de hoje. Apareceu também hoje um atleta novo. Quis dar nas vistas de forma menos boa. Parecia que tinha levado uma bola dele. Nesta equipa o objectivo é o colectivo, por isso o mesmo jogador foi avisado de tal facto. Comigo os avisos são feitos uma única vez. À segunda desconfio, à terceira fica a certeza de não haver quarta... A minha/nossa equipa está a melhorar a olhos vistos. Sendo atletas maioritariamente de 1º ano, começam devagar, lentamente, mas sedimentando bem mais rápido do que poderia eu pensar, os princípios básicos do jogo. Hoje foi um treino fantástico. A derrota já lá vai, e pelo que vi, as marcas nem se notaram. Quinta-Feira fazem uma piscina (na Rui Abreu) com as fisioterapeutas do UCE e sexta-feira, um treino em campo inteiro, de forma a preparar o jogo no sábado com o Sourense. Estou certo que as melhorias vão ser um facto. Mas pouco ou nada me interessa a "vingançazinha" de Valongo. A mensagem está dada, os objectivos para o jogo também. Espero que todos os Eirenses estejam presentes e vibrem com a voluntariedade, o querer e ambição destes maravilhosos jovens atletas. O jogo realiza-se às 11h de sábado dia 15 de Setembro no Campo Vale do Fôjo.
Compareçam.