quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Homenagem

Temos, todos, as nossa referências enquanto seres viventes numa sociedade imperfeita. E imperfeita porque os homens são imperfeitos. E ainda bem que assim é. Se assim não fosse era tudo uma pasmaceira. Para quem acredita em Deus, Ele é a perfeição arquetipamente falando. É objecto de ódios e amores exactamente por se dizer que é perfeito. As minhas referências humanas, mais terráqueas são poucas mas boas. Não vou enumerar a plêiade de amigos que são minhas referências, pois este blogue não é um "cubículo" de sentimentalismo saloio.
No mundo do futebol e mais propriamente no que concerne a treinadores de futebol, há muitos anos que as minhas referências são conhecidas. Não vou, nem posso falar de quem não conheço.
Mas Viterbo, Vítor Manuel, Vítor Oliveira e João Alves, e há menos tempo Rui Silva, Pedro Ilharco e André Lage, fazem parte do meu imaginário de bons profissionais, de gente honesta e conhecedores profundos do fenómeno futebolístico, quer tenho o prazer e a honra de os ter como amigos.
Há menos tempo ainda, conheci um treinador que me anda a seduzir diariamente. Já tinha referências muito agradáveis e excelentes da sua pessoa, enquanto HOMEM, e enquanto profissional. Chama-se Constantino Pinho, e lido com ele diariamente nas minhas lides de
pretendente a treinador. É o treinador dos seniores do Eirense, e não há dia que não aprenda qualquer coisa com ele. Desde relações humanas a cientificidade futebolística. Com uma vasta experiência e com um currículo de invejar o mais pintado ( pena não ter dado o salto, para divisões superiores - não há tempo que impeça o tempo...-) está sempre pronto a ajudar,a dar um palavra amiga, a solidarizar-se com as "colegas", só tenho mais que agradecer publicamente o facto de o ter como amigo - para além de ter ganho mais uma referência. Não tenho por hábito dar "graxa" a ninguém, nem este texto é o caso. "Graxa" dão os engraxadores, com todo o respeito que me merecem. Isto não passa de uma pequeníssima homenagem ao HOMEM e ao TREINADOR, que para além de o merecer, tem a vantagem de poder ser testemunhada por quem lê este blogue. Grande abraço MISTER!!!!

M.J.C.