domingo, 23 de dezembro de 2007

Entrevista no blog FutebolDistritalCoimbra com Rodolfo Loureiro

Esta semana o EntrevistasFDC tem consigo Rodolfo Loureiro, guarda-redes do UC Eirense, que milita na 1ª Divisão Série A. Apenas com 25 anos já leva quase 20 de futebol, tendo entrado aos 7 anos nos escalões mais jovens da Académica OAF, de onde saiu aos 13 para a Adémia estando no UCE à 7 anos, portanto desde os 18. É ainda o treinador de guarda-redes de todos os escalões e tem também um blog dedicado ao clube.
É com ele que vamos dialogar hoje, e a quem desde já agradecemos a amabilidade e disponibilidade.
FDCCom quase metade do campeonato decorrido (9 jogos em 10), como estás a ver este inicio do mesmo na 1ª Divisão Serie A? Alguma surpresa positiva ou alguma desilusão?
RL - Penso que a 1.ª Divisão Série A está este ano bastante competitiva e muitas equipas estão a equiparar-se o que se pode ver pelas distâncias pontuais que surgem na tabela classificativa. O Eirense apesar de ter começado com uma derrota em COJA está neste momento com a possibilidade de chegar ao Natal como campeão de Inverno. Precisamos de vencer o Mocidade que apesar do mau campeonato em casa, tem conquistado muitos pontos fora. De resto, as surpresas não são muitas talvez com a excepção do Poiares que talvez se esperasse um pouco mais mas outra surpresa é a equipa de Travanca que tem realizado um bom campeonato e está a meio da tabela. O seu campo, pequeno demais é talvez o factor que mais contribui para isso mas têm sido uma boa surpresa.
FDCEm 9 jogos, 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 17 pontos que correspondem ao segundo lugar do campeonato. Esta posição é uma surpresa positiva, negativa ou era o esperado nesta altura?
RL - Esta posição que o Eirense ocupa na tabela classificativa era o esperado por todos nós quando no princípio da época assinámos pelo clube. Quem joga em Eiras tem que ter mentalidade de campeão ou não consegue ter lugar na nossa equipa. O Eirense tem quase a obrigação de estar na Divisão de Honra todas as épocas ou então lutar para lá estar. Sempre foi com esse espírito que encarei as épocas que estou em Eiras. O nosso treinador, o Mister Pinho, acredita que temos de encarar os jogos Domingo a Domingo para fazer as contas no fim. Eu partilho dessa opinião mas afirmo que somos candidatos sérios à subida de divisão porque esse é o espírito que tem de ser incutido a quem joga no Eirense, clube com tradição na distrital de Coimbra.
FDCComo já referiste, por alto, na primeira questão, vocês estão apenas a 2 pontos do líder São Pedro Alva, que por sinal folga este fim de semana, o Eirense joga em casa com o Mocidade FC. Sentes que a equipa está preparada para assumir o comando da Divisão, já esta jornada?
RL - Temos uma equipa que mistura a experiência de diversos jogadores com o espírito de luta de alguns jovens que integraram a equipa sénior neste ano pela primeira vez. A mentalidade que se procura criar no balneário é de coesão e espírito de sacrifício em prol do U.C.E. e com essa vontade tenho a certeza que vamos fazer tudo para conseguir ocupar a primeira posição da classificação este Domingo, apesar de pela frente termos um adversário valoroso como é a equipa do Mocidade. Mas estamos avisados dos perigos que eles poderão causar e temos soluções suficientes para garantir uma vitória para a nossa equipa. As expectativas da nossa equipa são bastante altas e a vontade de conseguir esta vitória está presente em todos os nossos jogadores.
FDCA equipa parece que se transformou a partir de Novembro, senão vejamos, desde o inicio do campeonato até dia 28 de Outubro, data da sexta jornada, estavam com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, e com um saldo de 5 golos a favor e 7 contra. De lá para cá contam-se 3 jogos só com vitórias e um saldo de 8 golos a favor e apenas 3 contra. Há alguma explicação para isso ou foram as outras equipas que, passe a expressão, enregelaram com o frio?
RL - Penso que a nossa equipa começou a pré-época um pouco tarde e só tivemos 3 semanas de treinos intensivos o que provocou algum desgaste nos jogadores nas primeiras jornadas mas agora o nosso trabalho tem começado a dar frutos e esperamos acabar o ano com mais uma vitória. As outras equipas continuaram a fazer bons jogos contra nós mas a nossa vontade e determinação conseguiram superar os obstáculos como a vitória sobre a Académica/SF no Estádio Universitário, local de imensas dificuldades para todas as equipas porque além de ser uma equipa bastante razoável, têm o privilégio de jogar na relva enquanto as outras ainda não. A época é uma prova de resistência e não um sprint, por isso acreditámos sempre que íamos conseguir chegar à frente e disputar os primeiros lugares com as outras equipas que lutam por isso e algumas que até pagam muito bem aos seus jogadores enquanto nós somos amadores. Isso fortalece a nossa vontade de mostrar que nem só as equipas que pagam é que andam na frente.
FDCA nosso ver a equipa vai ter agora uma parte do campeonato com jornadas muito acessíveis, não só para o Eirense, como as outras ou folgam ou têm jogos mais difíceis. Sentes que se a equipa assumir a liderança já neste fim de semana pode disparar e agarrar definitivamente o primeiro lugar e segurá-lo até final?
RL - Eu penso que os jogos não são fáceis nem difíceis, tudo depende da forma em que a equipa se encontra e como encara cada jogo. Mas penso que o primeiro lugar pode ser agarrado já esta jornada e depois iremos procurar mantê-lo até final. Esse é o nosso objectivo mas sabemos que as equipas que lutam pela subida de divisão vão procurar cada vez mais dificultar a vida a quem vai na frente. Mas quem quer ser campeão tem de depender só de si mesmo e é isso que vamos procurar fazer como sempre temos vindo a fazer. Os jogos em casa decidem muitos campeonatos e o nosso objectivo passa pela conquista de todos os jogos que temos até ao fim do campeonato e ir arrancar algumas vitórias fora e conquistar o máximo de pontos possíveis. Temos os jogos com os principais candidatos sempre em casa como é o caso do São Pedro Alva e da Académica/SF. Por isso estamos confiantes num bom campeonato até final.
FDCEm relação ao clube a nível de infra-estruturas, o campo tem as medidas mínimas exigidas, os balneários são em condições, existe iluminação? Esta é uma questão que é sempre levada em conta por muitas pessoas quando se queixam desta ou daquela equipa e às vezes quando se queixam da própria equipa. Há alguma coisa a melhorar ou rectificar no Eirense a este nível?
RL - O Eirense pode neste momento orgulhar-se de ter condições muito acima de qualquer outra equipa da Distrital de Coimbra devido ao esforço desenvolvido pela direcção no sentido de criar um suporte efectivo às necessidades dos jogadores e das pessoas em geral que visitem o nosso campo. O nosso campo é bastante grande e tem muito além das medidas mínimas exigidas, estando até próximo das máximas permitidas. A iluminação é bastante aceitável e os balneários foram agora renovados existindo espaço para todos os escalões que integram o clube que vão desde os Infantis aos Seniores. O que tem feito falta, mas é em todo o lado, são as pessoas a assistir aos jogos, mas esse problema não vem de agora e não é restrito do U.C. Eirense. Penso que isso se deve à melhoria das condições de vida das pessoas e ao surgimento de mais diversões onde se dirigirem ao Domingo à tarde.
FDCFalemos um pouco de ti agora. Tu quase que nasceste no futebol, uma vez que andas nisto desde os 7 anos, altura em que entraste para as camadas jovens da Académica, são quase 20 anos de futebol nas pernas, já te deste conta disso? Como apareceu o futebol na tua vida e tão cedo?
RL - Eu comecei muito novo a estar ligado ao futebol porque o meu pai foi jogador de futebol também e este bichinho apareceu quando ia ver os jogos dele. O meu pai foi Guarda Redes também e no Eirense como eu, e foi talvez esta a influência que me levou a optar à alguns anos pelo Eirense. Comecei na Académica OAF com 7 anos e fiz o meu primeiro jogo com essa idade contra a União de Coimbra em plena Arregaça. Foi um momento marcante para mim pois foi o meu primeiro jogo ao serviço da Académica OAF e logo num derbi. Já tenho quase 20 anos de futebol mas o bichinho continua comigo porque sempre tive esta paixão pelo futebol desde que me lembro. Passei só por 3 clubes desde que comecei, Académica/OAF, ADC Adémia e estou no Eirense desde os 18 anos. Penso que sempre respeitei a camisola que vesti e apesar do meu amadorismo procurei ser profissional em todos os clubes onde passei. Mas sinto-me muito bem em Eiras e acho que foi uma escolha feliz ter saído da ADC Adémia para vestir a camisola do Eirense, o antigo clube do meu pai.
FDCJá reparámos que dás muito de ti ao Eirense. Tens 7 anos de clube, ministras formação de guarda-redes a todos os escalões, e ainda geres sozinho um blog do clube. Há concerteza muito “amor à camisola” no meio disto. Como arranjas tempo para tudo e em que medida te sentes agradecido e recompensado pelo Eirense?
RL - O blog do U.C. Eirense surgiu como uma brincadeira que eu tive com o treinador adjunto dos Seniores que num dia à conversa eu lhe disse que o ia fazer e ele disse que seria uma grande ideia mostrar o crescimento por que o clube estava a passar. Isso levou à criação do blog do Eirense. Nunca tive entraves da parte da direcção para fazer o que entendesse com o blog e neste momento tenho mais de 9000 visitas já realizadas a este Blog. O Eirense tem sido uma paixão para mim e sempre procurei dar tudo por este clube e sempre me senti acarinhado por todos os que fazem parte desta família eirense.
A formação dos Guarda Redes passou a ser administrada por mim a pedido dos treinadores das respectivas equipas que viam com bons olhos a possibilidade de ajuda que eu posso disponibilizar devido aos anos que já tenho de futebol e de métodos de treino que já tive. Consigo conciliar tudo porque apesar de ser estudante universitário tenho algum tempo sempre livre que me vai dando para actualizar o blog com informações que me são enviadas pelos treinadores e depois os treinos dos Guarda Redes das camadas jovens são ministrados nos dias de treino dos Seniores.
Sinto que todo o meu trabalho é apreciado não só pelos directores, treinadores e atletas mas também pelos sócios que se enchem de orgulho ao dizer que o seu clube está cada vez mais conhecido e se fala cada vez mais nele porque têm uma página da internet tão visitada. O apoio deles é imprescindível para a continuação do meu esforço que faço com maior gosto pelo meu clube.
FDCO que podemos esperar ainda de ti esta época e para o futuro? Quais os teus objectivos presente-futuros?
RL - Os meus planos para esta época estão definidos desde o início e passam pela conquista de outro campeonato para o UC Eirense. Os meus objectivos passam por ajudar os Guarda Redes mais jovens a melhorarem diariamente as suas capacidades para se afirmarem no futebol que é também a paixão deles. Os meus objectivos futuros passam por melhorar as minhas capacidades de treinador de Guarda Redes, quem sabe fazendo um curso específico de treino da posição, e talvez mais tarde tirar o curso de treinador e pegar nas camadas jovens deste clube. Mas isso são planos para um futuro ainda distante. Por agora passam por continuar a jogar no meu clube do coração e ajudar o clube a cumprir os seus objectivos.
FDCPara finalizar perguntava-te se tens algo que queiras acrescentar a esta entrevista...
RL - Queria acrescentar que Domingo é um jogo importante para a equipa do Eirense e apelo à comparência de sócios e simpatizantes ao Vale do Fôjo. Quero agradecer também ao Futebol Distrital Coimbra pela oportunidade que me deu de falar sobre o meu clube. Desejo as maiores felicidades para este blog e para os seus criadores. Para finalizar quero deixar aqui um agradecimento a todos aqueles que têm ajudado todos os escalões do UC Eirense a progredir no sentido de melhoria de tudo o que rodeia os nossos atletas.
E foi assim mais uma excelente entrevista com outra individualidade do nosso futebol distrital. Resta-nos desejar-lhe, a ele e ao clube, sorte e sucesso para o futuro.